Curiosidades e Ritos de Páscoa

A Palavra Páscoa tem origem judaica Pessach que significa passagem.

Hoje ele se tornou uma comemoração cristã porem ele tem muitas raízes cristãs.

  1. Os católicos acreditam que a ressurreição de Cristo ocorreu próximo ao equinócio da primavera no hemisfério norte, em um dia de lua cheia. Por isso, em 325 d.C., o Concílio de Niceia estabeleceu que a festividade sempre cairia no primeiro domingo. Com a introdução do calendário gregoriano em 1582, o cálculo da data passou a ser feito pelo calendário lunar, cujo mês tem 22 dias. A Páscoa é celebrada desde então no primeiro domingo depois da lua cheia pós-equinócio, que sempre acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril.
  2. É a partir da Páscoa que todas as outras datas do calendário são estabelecidas. Os cristãos passaram a festejá-la no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono (no hemisfério sul). Dois dias antes do domingo de Páscoa é a Sexta-Feira Santa. Quarenta dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas e, portanto, 43 dias antes, o Carnaval.
  3. No Hemisfério Norte, a Páscoa é comemorada no início da primavera e também celebra o fim do inverno, a volta da vida. Segundo o historiador Venerável Bede, do século 8, o próprio nome inglês para a celebração, Easter, deriva de Eostre, deusa anglo-saxã do amanhecer. Ambas as palavras representam o renascimento: depois da escuridão, a restauração.

Alguns cristãos ortodoxos rejeitam a tradição dos ovos de chocolate na Páscoa, pelo caráter pagão que a festa acabou adquirindo.

CONTAR A LENDA DE OSTARA

OUTRAS COMEMORAÇÕES.

Alemanha – O costume de se trocar ovos na Páscoa começou nos primórdios da tradição da data. Mas a substituição dos ovos de verdade pelos de chocolate veio só no século 19, primeiramente na Alemanha. O ovo é um símbolo de nascimento, de renovação da vida – o mote da celebração da Páscoa.

Inglaterra, durante a Idade Média, o rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecer de presente durante a Páscoa a amigos e aliados. No século 18, os franceses começaram a fazer ovos de chocolate.

Índia, os hindus têm um festival chamado Holi. É o momento em que toda a população de religião hindu reúne-se para lembrar, dançando e tocando flautas, como o deus Krishna apareceu. É costume que o dono da casa marque a testa de seus convidados com um pó colorido.

Estados Unidos – Nos Estados Unidos, é costume brincar de caça ao ovo de Páscoa. Os pais escondem os ovos e as crianças têm de encontrá-los.

Curiosidades

Tradição do coelho – A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães por volta de 1700. Osterhase, o coelho, traria ovos coloridos na Páscoa para as crianças, escondendo para que elas encontrassem depois.

Canada – O maior Ovo de Páscoa do mundo foi construído na cidade de Vegreville em Alberta, no Canadá, em comemoração ao centenário da formação da Real Polícia Montada Canadense. O ovo tem nove metros e é uma pêsanka feita de alumínio permanente anodizado em dourado, prateado e bronze.

Família Imperial Russa – Entre os anos 1885 e 1917, a família imperial russa trocava ovos de Páscoa feitos de ouro e prata decorados com lindas pedras preciosas. Hoje, em outros países do hemisfério norte, como a Escócia, é comum brincar com ovos cozidos na Páscoa. Uma das diversões é rolar os ovos ladeira abaixo. O ovo vencedor é o que consegue rolar mais longe sem quebrar.

Pipa Decorada – De acordo com lendas, um antigo professor nas Bermudas precisava de uma maneira simples, porém efetiva de demonstrar a ascensão de Cristo ao Paraíso, e usou uma pipa decorada com a imagem de Jesus para ilustrar o conceito aos seus alunos. Como resultado, na Sexta Feira Santa as pipas são uma tradição na ilha.

Coelho da Páscoa – Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dar aos filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho teria passado correndo. E daí veio a fama de o coelho entregar os ovos.


Pysanka – Na Ucrânia, uma das tradições da festa é pintar ovos de verdade para dar de presente. Suas cores e desenhos têm significados especiais. Essa arte chama-se pysanka. A decoração é feita com cera de abelha e tintas coloridas. Os desenhos homenageiam a pessoa que vai ganhar o ovinho.

Comidas típicas

♦ Ensopado de Peixes ♦ Cabrito Assado ou Ensopado

♦ Perna de Borrego (ovelha) Assada ♦ Lombo de Boi

♦ Leitão Assado ♦ Folar de Carne

♦ Colomba Pascal ♦ Pão de Ló

♦ Ovos de Páscoa Chocolate ♦ Bacalhau.

Receita de Bacalhau Tradicional de Forno

Ingredientes

  • Bacalhau do Porto
  • Meio quilo de batata
  • 1 dente de alho
  • 1 copo de azeite
  • 2 cebolas
  • Sal, salsinha e pimenta do reino branca à gosto
  • 150 gramas de azeitona preta

Modo de Preparo

  1. Deixe o bacalhau de molho com água por no mínimo 2 dias;
  2. Ferva e depois limpe o peixe. Corte-o em pedaços;
  3. Coloque a batata para cozinhar, na água do bacalhau;
  4. Depois os ovos, em panela separada, cozinhe os ovos deixando por no mínimo dez minutos após ferver. Corte os ovos em rodelas e reserve;
  5. Refogue a cebola e o alho em ⅓ de azeite e depois de dourar, reserve;
  6. Separe um refratário, unte-o com manteiga e coloque as batatas, o bacalhau e os ovos. Após isso, regue com as cebolas e azeitona. Use o sal e a pimenta para temperar e depois coloque o que sobrou do azeite e deixe no forno por aproximadamente 20 minutos;
  7. Salpique salsa e sirva em seguida.
Dicas para Comprar Peixes na Semana Santa
  • – No local de compra, confira se o armazenamento do peixe está correto;
  • – Verifique se o peixe está com odor ruim. Normalmente, ele deve estar com aroma de peixe fresco, de mar;
  • – A pele do peixe deve estar úmida e lisa, se limpo, caso contrário, se estiver ‘machucado’, pegajoso, amarelo ou mancha de sangue, não compre;
  • – Ao chegar em casa, armazene o bacalhau no congelador.

Colomba de páscoa

Tempo de Preparo:50minRendimento:9 porções

Receita enviada por:pamela

Ingredientes

Esponja:

  • 1 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 60 g de fermento biológico fresco
  • 70 ml de água em temperatura ambiente

Massa:

  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de margarina
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • 1/2xicara de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 1 colher de sopa de aroma de laranja
  • 1 colher de sopa de amêndoas
  • 150 g degotas de chocolate
  • Água suficiente até que a massa de ponto
  • 3 gemas

Modo de preparo:

  1. Junte todos os ingredientes da esponja e misture até formar uma massa
  2. Deixe descansar por 20 minutos, em seguida acrescente a farinha, a margarina, o leite em pó, açúcar, o sal, as gemas, os aromas e a água
  3. Sove bem a massa e adicione as gotas de chocolate
  4. Coloque em forma de sua preferência, deixe dobrar de volume
  5. Asse em forno pré-aquecido por 35 minutos, aplique a cobertura a gosto antes de assar

Esta receita está disponível na página
http://www.tudogostoso.com.br/receita/59990-colomba-de-pascoa.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s